Tradução

quinta-feira, 5 de maio de 2011

No meio da Paulista tem um parque

Encontrei o Daniel Lins na avenida Paulista esquina com Augusta. A arte de passear. Tomamos café (sem pão e com bolo) no Cine Unibanco. Passeamos pela Augusta e gravamos um depoimento. São Paulo é feia? Perguntei. Ele respondeu indignado. Que pergunta!!! Gravamos. Pegamos a Paulista e descemos. O Daniel Lins gosta de São Paulo e da  Avenida Paulista


e, no meio, um parque. 

Foi casa do Conde Matarazzo, hoje é museu e parque.




Avenida Paulista
"Todos os estilos ancoraram no cais mole do asfalto fidalgo...Dentro daquele parque fuma goiano um califa enriquecido com uma fábrica de alpargatas da Rua 25 de Março. O Sr. Conde está bebendo Chianti servido por um criado de libré. Até as colunas de mármore são de cimento armado. E domingo, em Roles Royce ou em Ford, passaremos em revista na parada do corso todos os candidatos à consagração da Avenida."
Menotti Del Picchia


Descemos a avenida Paulista até o Masp, descemos a Alameda Casa Branca, ao lado do Masp. 

VivaLina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
E Assis Chateaumbriand!!!!!!!!
Que fizeram o MASP acontecer. Que acontecimento! Bem em frente ao parque.





O Masp foi inuagurado em 1968 com a presença da Rainha  Elizabeth II , da Inglaterra.








Descemos, descemos. Deixei o Daniel na Fundação Getúlio Vargas, na avenida 9 de julho. Tomei um ônibus que passou pelo túnel que passa por baixo do Masp e do Parque.

As obras de abertura da Avenida 9 de Julho foram iniciadas em 1929, no Vale do Saracura (onde antigamente prosperava denso bosque, refúgio de escravos fugidos). Inaugurada em 25 de janeiro de 1941 pelo prefeito Prestes Maia, liga o Vale do Anhangabaú aos bairros da Zona Sul. O túnel, foi considerado a maior obra viária urbana daquela época, com seus 460 metros de comprimento, escavados 30 metros abaixo da Avenida Paulista.  



São Paulo é feia?
Que pergunta boba!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário