Tradução

quarta-feira, 11 de maio de 2011

D´Acciaio/ D´acier/De aço

Maud querida, obrigada pela dica de mais uma escritora. Você já me apresentou e presenteou tão bons livros. Eldorado, do Laurent Gaudé. Lembra-se?  Eu o lí inteiro em algumas assentadas no banheiro. E fiquei sabendo toda a desgraça que acontece nos navios que levam os imigrantes clandestinos para a Europa. Aliás,  a história é de um navio italiano e de  um comandante italiano. Começa na Catania... "des centaines de poissons morts faisaient briller le soleil de midi". No Mediterrâneo, como em D`Acciaio. Quanto coisa se passa entre águas.

D´Acciaio não tem em português. Acho que não. Tem em algumas livrarias, em italiano.

Mulheres de aço? Não me consola. A vida é aço para homens e mulheres.  E também é fluxo. Água. Não sei falar essas coisas de mulheres e homens.  Não sei nada disso.  Às vezes penso que sei que as mulheres se passam por fracas para não despertar a ira dos homens.  Há muita confusão entre homens e mulheres, mas não menos confusão que entre homens e homens e entre mulheres e mulheres.  Quero e estou a caminho de desencanar disso tudo... ao menos olhar de forma menos trágica essa  longa história. Um pouco de humor. Facciamo ridere!!!

Mas há em D´Acciaio , pelo que entendi da reportagem que enviou, uma coisa que não é para rir. A exploração, o trabalho servil . Uomini e donne mangiando il pane dell inferno.

Eu sei Maud da importância do feminismo. As mulheres ganham menos, trabalham mais, são consideradas por muitos como o diabo. E por outros como o travesti do diabo. Há outros também... bicho raro, l`animale raro, l´animal rare, the rare animal.  Mas eles existem.

Conheço uma cidade de aço. Uma cidade  que tem uma siderurgia (ou melhor, uma siderurgia muito rica que tem uma cidade aos seus pés, sem cinema, sem teatro, com muitos bares, bordéis e muitas igrejas...). Vivi lá muitas histórias. Senti na pele e no coração o aço duro de roer. Social e pessoal. E também os fluxos. Fluxo de trabalhadores, fluxo do capital, fluxo de gente, fluxo de amor, fluxo de minério, fluxo de prostituição, fluxo de águas. Posso escrever um romance sobre isso.  Aços e fluxos. Uma boa idéia, aliás.

Um comentário:

  1. Escreva sim, Marta querida !! pois você tem un sentido agudo para observar, e descrever ! abraços !!

    ResponderExcluir