Tradução

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Filosofia

Vejo no Facebook coisas curiosas... Uma delas, gosto de ver o que as pessoas colocam como sua Filosofia.  Há muita gente morando na Filosofia. VIVA!  E há gente que confunde Filosofia com valores morais (gosto e juízo).  Gente jovem escrevendo que sua Filosofia é sua família e seus amigos. Família e amigos que não têm Filosofia nenhuma... no máximo, rabeiam a "filosofia" da igreja católica ou a "filosofia" da economia ou a "filosofia" do espetáculo ou a "filosofia" do vazio ou a "filosofia" da hipocrísia.  São essas que, geralmente, perguntam "Por que Filosofia?". Costumo responder: 1) ao menos para se ter vergonha de ser o que se é;  2) para aprender a pensar (o pensamento não está no ar); 3) para aprender a amar (a não rimar amor com dor); 4) para aprender a viver e a morrer. 
MORA NA FILOSOFIA. Morô, Maria?  "Torna-te o que tu és". Que tal começar pelo Nietzsche? Com a Viviane Mosé é um bom começo.



Para a palestra na íntegra (e sem edição, ao vivo,  é muito melhor) ver aqui.

Um comentário:

  1. Marta, com esta provocação, talvez, despertemos o desejo da filosofia como o percutir que nos move e nos possibilita se ver e ver a vida num movimento de se reinventar , fora da castração moralista... pela afirmação criativa da vida.
    Abraços com carinho, Jorge

    ResponderExcluir