Tradução

terça-feira, 10 de maio de 2011

Marta Suplicy

A Marta diz que pode ser candidata a prefeitura de São Paulo. Ótima notícia. Gostei da gestão dela (2001-2004), pois a cidade transpirava debate, cultura, transformação, inversão de prioridades.  Os meios de comunicação tratam a Marta muito mal - mesmo porque a danada não dá mole - impingiram nela a taxa do lixo, criada pelo seu secretário de finanças à época, João Sayad, que a largou com a bomba na mão e foi para o ladinho do Serra.    Não sou a favor de aumentar os tributos, mas o pior de tudo é a falta atual de política de resíduos sólidos na metrópole.  Fica essa "perfumaria" das sacolas de plástico... Ok vamos acabar com o excesso de sacolas plásticas, mas isso não passa de perfumaria quando não há coleta seletiva, educação ambiental, construção de novos aterros etc.

A Marta fez uma gestão bem razoável. Criou o Bilhete Único, construiu os corredores de ônibus, criou e implantou o CEU e mais um monte de ações interessantes. Depois veio o Serra, veio o Kassab... na minha opinião, dois fracassos na gestão municipal.  A questão transporte público ficou parada, nenhum centimetro de corredor de ônibus. O programa de revitalização do centro foi completamente desviado com aquela violência toda no bairro da Luz com finalidades especulativas... As subprefeituras foram enfraquecidas... o orçamento participativo também. A proposta dos CEUs foi esvaziada. A cidade ficou mais suja e escura,  não há dúvida. Enfim, a gestão e a política  local voltaram a ser aquela porcaria de sempre.

A volta da Marta acende uma luz no túnel escuro.

Um comentário:

  1. Marta e Marta; me parece que uma luz no fim do túnel representa uma força da aurora que pode ser buscada; pois, assim, caiminhamos na voragem dos ventos da esperança.Salve, Marta! São Paulo no caminho da vida que se dá na alegria da inclusão e da justiça social, da liberdade e da solidariedade, vias do amanhã, no aqui e agora, da mudança.Beijos, Jorge

    ResponderExcluir