Tradução

quinta-feira, 28 de abril de 2011

XAVANTES


Os Xavantes são um povo lindo. Guerreiros. Fortes. Inteligentes. Falam o Jê (que riqueza). Têm um artesanato que é uma beleza. Danças e cantos fantásticos. Rituais muito interessantes herdados de tempos imemoriais. Restam poucos Xavantes (em torno de 15 mil). E a maioria vive em situação de indigência no Mato Grosso. Completo abandono. Faltam em suas aldeias: comidas, médicos, remédios, panelas, fogão, água limpa, roupas e tudo que é básico para viver. Sobram: lixo, doenças, crianças morrendo (a maioria morre antes dos 10 anos de idade), moradias precárias, alcoolismo etc. Tragédia é o que vem acontecendo com essa brava, porém indefesa,  gente.


"O número elevado de mortes em aldeias indígenas de Campinápolis, no interior de Mato Grosso, levou o governo do Estado a decretar nesta semana situação de emergência no município.
Desde o início de 2011, 35 índios da etnia xavante morreram vítimas de doenças como diarreia e pneumonia."  



Não posso colocar uma imagem bonita dos Xavantes. Seria  uma hipocrisia. As fotos que coloco são as que melhor expressam o que se passa.

2 comentários:

  1. Marta, que luta! não consigo não me afetar pela questão indígena; hoje, enviei uma s questões a umCacique na região. Quero incluir nas nossas preocupações do utopia ativa. Ando até fazendo versos em tupi-guarani
    Abraços caom carinho, Jorge

    ResponderExcluir
  2. Jorge, Jorge, Jorge, salve três vezes. É uma verdadeira sacanagem essa longa e tenebrosa história dos indígenas. A Maria Beltrão ( como o Darci Ribeiro) diz que os índios do Brasil foram povos dos mais adiantados e não atrasados, pois viviam num completo paraíso.
    Também tenho vontade de aprender o tupi-guarani. Agora já sei como fazer: aprender com vc. Parabéns pela iniciativa poética.
    beijo beijo beijo
    M

    ResponderExcluir